Já ouviu falar da primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes? Pois eu não tinha ouvido – até ontem. A passagem pela farmácia, na grande maioria das vezes, é por razões de doença. No entanto, não faltam produtos alusivos à saúde neste sector de actividade.
É uma farmácia grande, enorme, moderna naquilo que representa exactamente o comércio de proximidade. A despertar a minha atenção, uma cómoda branca em madeira mexicana e claramente antiga. Depois, estava coberta por cores suaves entre o rosa velho e o verde água. Aproximei-me mais ainda para conseguir ler o que diziam as cores: a primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes. E corri a investigar.
A primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes
Como inequivocamente indica a designação, esta marca é oriunda do Marco de Canaveses. Começou por ser como uma marca de luxo de cosmética e do lar, a produzir apenas por encomenda, quando nasceu, no século dezanove, colocada nos chapéus que eram fabricados para as famílias reais de toda a Europa.
Igualmente, a primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes andava nos lençóis de linho em pormenor bordados e nos óleos essenciais para aromatizar as roupas de cama e os atoalhados utilizados nas termas da cidade. A marca fazia também o rosto – como cremes e sabonetes – de variados produtos de higiene e de bem-estar.
Depois o tempo e a primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes foram-se esbatendo: até 2012, ano em que o Grupo Canavezes, o grupo que detém esta marca, decide recuperá-la pelo do lançamento de sabonetes.
Não, não são uns sabonetes comuns…
A nova linha do Grupo Canavezes, incorpora cinco sabonetes em embalagens inspiradas nas cinco quinas do brasão de Canavezes, atribuído pelo Infante D. Henrique, e homenageiam fragmentos da história de Portugal. Remetem-nos, bem visto, para, o presente impregnado de passado, a vida.
Veja os nomes dos cinco sabonetes comercializados em Portugal e em França (Paris): Art, Mystery, Romance, Nature e History. Não lhe parecem, ao mesmo tempo, antigos e modernos? Não lhe passam os cheiros pelo nariz só através do nome?
Desenvolvidos pelos Laboratórios Dermatológicos Canavezes, peritos na actividade de investigação das propriedades únicas das águas termais de Canavezes, assim como na investigação dermatológica e no estudo e produção de formulações dermocosméticas exclusivas – estes sabonetes são fabricados artesanalmente e garantem a não utilização de elementos nocivo para a pele.
A biogeleia, extraída das águas termais de Canavezes, alguns óleos essenciais e azeite são os ingredientes que compõem os tão, já apetecíveis à pele, sabonetes.
Mas há mais: o creme de corpo Canavezes Água Termal
As novidades do grupo canavezes não ficam por aqui! Um outro lançamento da primeira marca portuguesa de cosmética Canavezes diz respeito ao creme de corpo Canavezes Água Termal. Este produto promove a eficácia no tratamento de várias patologias da pele – estando indicado para a psoríase, dermatites, eczemas, peles atópicas, dermatoses e vermelhidão.
Comentar