Hoje em dia o comércio feito em grandes centros comerciais passou a ser prática comum. Deixou de ser usual comprar o jornal na loja da esquina onde já se conhecem os funcionários ou de ir ao talho de bairro comprar a carne para o mês.
O chamado comércio tradicional foi de tal forma esmagado pelos grandes centros comerciais, que manter e ter sucesso numa loja de rua tradicional é quase impossível nos dias de hoje.
A verdade é que aliado ao distanciamento causado pelo grande comércio também se gerou um nicho para pequenos comerciantes que bem explorado pode levar a um grande sucesso.
A loja da esquina e o centro comercial
O comércio de centro comercial, chamado de grande comércio tem as suas vantagens é certo, mas também aumentou consideravelmente o distanciamento das pessoas no ato da compra, deixando de haver empatia entre vendedor e consumidor, onde se vendem para as massas e não existe uma preocupação de conhecer bem quem está à sua frente a comprar.
Vantagens do comércio feito em centro comercial:
- Conseguimos encontrar tudo aquilo que precisamos no mesmo espaço, sem ter a necessidade de percorrer grandes distâncias para fazer as compras mensais de supermercado e comprar umas botas para o Inverno;
- Como os produtos são adquiridos em grandes quantidades os preços tornaram-se mais competitivos e conseguimos preços mais baixos;
- O horário do grande comércio é mais alargado, permitindo ao consumidor fazer as suas compras à noite ou ao fim-de-semana;
- A novidade e inovação do comércio é feita com rapidez e é possível ter acesso às novidades rapidamente.
Desvantagens do comércio feito em centro comercial:
- Não existe um contacto empático e pessoal com o vendedor. Para o grande comércio o consumidor passou a ser um número;
- Existe distanciamento entre os donos do negócio e o consumidor. Muitas vezes desconhecemos de quem é a loja x, apenas sabemos o que vende;
- É um tipo de comércio mecanizado, menos humano. Mais distante e frio;
- Não se compra algo e se dá “dois dedos de conversa”, como acontece no comérciotradicional.
O comércio tradicional
O comércio tradicional pode até não ter os preços mais baixos, mas tem algo que o grande comércio não garante: proximidade entre comerciante e consumidor.
Esta vertente pode até não ser muito importante para a maioria das pessoas, mas principalmente para as pessoas idosas, esta proximidade é fundamental. Garantir que existe uma preocupação genuína pelo bem estar do cliente, onde se guardam as compras habituais e se sabe a história de vida de cada cliente faz uma grande diferença.
A oportunidade dos pequenos
É importante ter em conta que atualmente, são cada vez mais pessoas a procurarem um comércio de proximidade onde não se sentem apenas como um número na hora de comprar.
Não é fácil ser pequeno a viver num mundo de gigantes, mas a verdade é que a criação de um comércio tradicional onde consiga aliar preços competitivos a uma politica de proximidade, é cada vez mais a chave do sucesso para o comérciotradicional. É importante não esquecer que as pessoas enquanto consumidores dão cada vez mais valor aos pormenores, mas que exigem também inovação nos serviços.
Não se esqueça também que existem entidades que o podem ajudar a melhorar a sua visão do mercado.
Pensar diferente e aproximar pessoas: O sucesso dos pequenos!
Comentar