Quando nos deslocamos a uma loja, o cartão de visita é não só a imagem da loja em si como a equipa que a constitui. Pode a equipa de trabalho fazer diferença na fidelização de clientes ou até mesmo na angariação de clientes novos? Pode com toda a certeza!
Equipa: Um por todos e todos por um!
Pode não ser intuitivo considerar, enquanto clientes, a equipa de trabalho de determinada loja uma peça fundamental na nossa ida à loja x. Mas a verdade é que só é possível garantir uma experiência agradável ao cliente quando entra em determinada loja se o trabalho de equipa funcionar.
Uma equipa de trabalho deve ser tida como um todo, com pessoas diferentes mas que pensam e agem com um objetivo comum, pois só assim podem garantir que o cliente seja bem atendido e que tenha a percepção de que é bem recebido e que quando entra na loja tem sempre uma experiência agradável.
Superar obstáculos, remar com o mesmo objetivo
O que faz então, uma equipa ser uma boa equipa? Será que têm de ser pessoas com personalidades parecidas? Será que têm de ter uma chefia direta autoritária que lhes diga o que devem fazer ou como deve ser feito? Será que tem de ser uma equipa que tenha um bom salário, pois só assim sentem que vale a pena irem trabalhar? Será?
Não existem receitas mágicas. As pessoas são todas diferentes e não agem de igual forma às mesmas situações nem têm objetivos de vida iguais. Uma equipa de sucesso é aquela que sabe tudo isto e que respeita as diferenças de cada um, aprende com isso e faz com que apesar das diferenças o barco reme sempre para o mesmo lado: o lado do sucesso!
Líder versus chefe
Para se fazer uma boa equipa tem de existir obrigatoriamente um bom líder e um bom líder não é aquele que manda, mas sim aquele que lidera pelo exemplo, que faz antes de mandar fazer, que ensina e partilha conhecimento e que acima de tudo respeita os restantes elementos.
Sem um bom líder que una a equipa de trabalho é praticamente impossível que o trabalho seja bem feito e que o resultado final, garantir um bom atendimento, seja cumprido. É importante que se tenha em mente que os tempos mudaram, que as pessoas antes de serem trabalhadores são clientes e que como clientes são exigentes.
Importa, cada vez mais aos líderes e chefias garantir as condições de trabalho certas às suas equipas de trabalho de forma a que estas saibam fazer o melhor atendimento, que será aquele com que cada um mais se identifica enquanto cliente.
Uma boa equipa faz a diferença para os clientes?
Sim. Um cliente quando se dirige a uma determinada loja consegue sentir se a equipa que lá trabalha, trabalha ou não em conjunto, se existe respeito e empatia entre colegas, ou se pelo contrário existe um mau ambiente.
É importante que se comece a dar mais importância aos elementos de cada equipa individualmente e como se comportam em trabalho de equipa e não tanto à exigência de resultados apenas porque sim.
Comentar