Quando se fala de cosmética, sabemos que falamos para as mulheres. É verdade que cada vez mais homens se interessam pela área de cosmética, mas este é ainda um mundo feito maioritariamente para as mulheres. Quando pensamos em produtos de cosmética, sejam eles maquilhagem, cremes ou até mesmo suplementos, sabemos que a escolha é quase infinita. Temos produtos de cosmética nas farmácias, mais vocacionados para a vertente de beleza ligada à saúde, nas perfumarias, o comércio ligado à beleza por excelência e até nos supermercados, onde é possível encontrar produtos de cosmética a preços normalmente mais acessíveis.
Com tanta escolha, onde comprar?
Aqui imperam duas máximas: Aquilo que é caro para mim não é necessariamente caro para outra pessoa e vice-versa e as necessidades que tenho por exemplo para a minha pele do rosto não são obrigatoriamente as mesmas que para outra pessoa e por isso, o produto que pode ser adequado para mim não o é para a outra pessoa e vice-versa. Com isto, é também importante referir a importância que cada pessoa dá ao tipo de atendimento, personalizado ou não e a que vertente deste dá mais valor. Posto isto, vamos às dicas de onde escolher os seus produtos de cosmética:
Dicas gerais na escolha de produtos de cosmética
- Ter presente que atualmente é possível encontrar qualidade a preços baixos e que não é por usar um creme que custou 100€ que irá ter melhores resultados usando um de 10€, pois o que importa é que este seja adequado para as suas necessidades;
- Que todos os produtos de cosmética são submetidos a rigorosos testes de controlo de qualidade, sejam estes vendidos num supermercado, numa drogaria de rua ou na perfumaria mais conceituada;
- Que mais importante que saber onde comprar os seus produtos é conhecer as necessidades que tem a nível de pele, cabelos, unhas e a tudo o que se prende com o mundo da cosmética;
- A confiança que tem na vendedora é muito importante, pois se confiar no aconselhamento que lhe dão, mais facilmente se encontra à vontade para colocar questões e sente que usa os produtos realmente adequados para si.
A importância do aconselhamento
Cada pessoa é diferente e esta velha máxima é muito importante no mundo da beleza e cosmética pois pode ser a diferença entre usar o que é adequado e a que mais a favorece ou usar o produto errado que pode até originar problemas sérios. Se está habituada a comprar os seus produtos de cosmética no supermercado, o mais certo é não esperar, nem ter um aconselhamento. A verdade é que se é da área e/ou conhece bem as suas necessidades, este aconselhamento pode até não ser necessário. Mas se tem dúvidas, a escolha de uma loja mais especializada pode fazer toda a diferença. Atualmente já é possível encontrar lojas com artigos ditos de supermercado que oferecem um aconselhamento especializado, mas se não conhece nenhuma ou se não existe na sua zona de residência e não pode fazer compras numa perfumaria ou farmácia que pressupõe preços mais elevados, pode usar o aconselhamento desse tipo de comércio e fazer a ponte para os produtos de supermercado. Peça conselhos, aprenda a ler rótulos e a saber quais os ingredientes importantes para o seu tipo de pele ou cabelo e procure semelhantes no supermercado.
Não se esqueça que o barato pode sair caro
Pense que por vezes ao comprar um produto mais caro mas mais concentrado, a quantidade a usar será menor e que por isso o creme ou shampoo irá durar mais tempo, fazendo com que no final o preço saia mais barato que um produto de supermercado.
Comentar