Atualmente somos bombardeados por notícias sobre a crise, cortes e afins.
A verdade é que cada vez mais é necessário sermos consumidores racionais que pensam antes de comprar e que façam as suas compras de forma consciente e informada. Porquê? Porque na maioria das vezes não é necessário pagar 1000 quando se pode pagar apenas 500!
O poder do consumidor racional
O consumidor racional é aquele que pensa antes de agir, que compara preços, que se informa antes de comprar determinado produto, seja ele um pacote de arroz, uma televisão para a sala ou o creme do momento.
O tipo consumidor racional não compra por impulso, assim, as publicidades, a forma como os produtos estão dispostos nas lojas não o influenciam, trazendo para si uma poupança mensal mais ou menos acentuada e que se traduz num beneficio para o próprio.
Pesquisar antes de comprar
É importante que antes de pensar em comprar qualquer produto, que investigue mais sobre ele de forma a saber se é ou não aquilo que procura. A relação entre custo beneficio deve ser tida em conta sempre que pretende adquirir um produto, principalmente porque atualmente é muito fácil encontrar quem venda o que procura, o difícil é saber se o valor que pedem por determinado produto é o justo.
Notas a reter para ser um consumidor racional:
- Esteja atendo às promoções e olhe para elas com espirito crítico. As promoções são cíclicas e podem traduzir-se em grandes poupanças, mas também podem ter o objetivo de escoar produtos dando a ilusão de um preço mais baixo que na realidade não o é;
- Compre apenas o que necessita. Um consumidor racional compra o que necessita e não aquilo que o comércio lhe diz que faz falta. Ter noção deste conceito é muito importante para conseguir uma poupança real;
- Experimente produtos novos. Esta dica funciona principalmente para a área da alimentação, nomeadamente para as marcas brancas. Se o produto de marca branca é significativamente mais barato mas não sabe se vai gostar dele, compre uma unidade e experimente. Pode ser agradavelmente surpreendido;
- Faça listas. Um consumidor racional antes de se deslocar para uma loja sabe exatamente aquilo que vai comprar e as características que os produtos devem ter.
Comércio versus consumidor
O comércio tem como objetivo a venda de produtos ou serviços, o consumidor tem o papel de adquirir esses mesmos produtos e serviços. Até aqui tudo bem, mas a verdade é que as estratégias que cada um usam é que podem ser a diferença para si, enquanto consumidor, de poupar ou não.
É importante ter em mente que aquilo que o comércio mostra como ideal para si enquanto consumidor, é na verdade aquilo que para eles é mais rentável vender naquele momento, não significando necessariamente que seja o melhor para si. É por isso, que ao se tornar num consumidor racional vai conseguir olhar para o comércio de forma diferente. Como algo que existe para o servir e não algo que existe para se servir de si e para atingir os seus objetivos.
Comentar