Como surgiu esta campanha?
A Campanha de sensibilização dos riscos psicossociais, e emergentes, no sector do comércio e serviços, foi promovida pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e apoiada pela Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT). São necessárias mais campanhas de sensibilização assim, a funcionar num sistema de parceria, integrando as associações do sector que manifestam interesse em aderir a este tipo de iniciativa.
A campanha de sensibilização centrou-se, fundamentalmente, na divulgação de medidas preventivas – dirigidas quer a empregadores quer a trabalhadores -, que tenham efeito prolongado na actividade profissional.
Objectivos da campanha de sensibilização dos riscos psicossociais no sector do comércio e serviços
- Sensibilizar a sociedade e os actores determinantes no sector (empresários, trabalhadores do sector do comércio e serviços) para os efeitos negativos dos riscos psicossociais na saúde do indivíduo e na diminuição da qualidade dos serviços e da produtividade;
- Estudar/conhecer as causas, (dentro e fora da empresa), como se revelam e qual a dimensão dos factores de riscos psicossociais no contexto laboral (inquérito/amostra estratificada/por sub-sector);
- Construir uma metodologia que identifique as origens, dentro e fora da empresa, causadoras de riscos psicossociais no Trabalho;
- Definir uma estratégia e um modelo de intervenção nas empresas para a redução dos factores de riscos psicossociais;
- Fornecer competências aos empresários, aos trabalhadores e quadros sindicais para a criação de ambientes de trabalho saudáveis;
- Divulgar medidas/boas práticas que poderão ser implementadas nas empresas para evitar ou reduzir os factores de riscos psicossociais que contribuam para a construção de ambientes de trabalho saudáveis.
Os riscos profissionais abrangidos pela campanha de sensibilização
- Violência no trabalho;
- Consumo de álcool e de psicotrópicos em contexto de trabalho;
- Discriminação (HIV, homossexualidade, entre outros factores) em contexto de trabalho;
- Stress no trabalho;
- Assédio no trabalho;
Os resultados
Os resultados de qualquer campanha de sensibilização em contexto de trabalho são tão, senão mais, importantes como as próprias iniciativas. Neste sentido, e após algumas pesquisas, não foi possível encontrar sustentabilidade para reunir evidências do resultado desta campanha de sensibilização no sector do comércio e serviços, tão interessante ao nível dos riscos psicossociais, para, em jeito de balanço, ficarmos não só a conhecer a gravidade e incidências dos riscos mas também a produção de efeitos nas empresas intervencionadas.
Deixo, portanto, aqui uma crítica a este – e a outros congéneres – projecto cujo objectivo acaba por não ser cumprido: a análise e a demonstração de resultados como estratégia de melhoria contínua à própria abrangência do objecto de estudo.
De igual forma, congratulo a Confederação de Comércio e Serviços de Portugal e igualmente a Autoridade para as Condições de Trabalho por esta, entre tantas, iniciativa perante um mercado onde urge, cada vez mais, prevenir riscos e atender a todas as possibilidades de melhoria das condições laborais.
Comentar