Vida Nova à antiga
Numa mercearia. Isso mesmo: recriar a mercearia antiga desde os armários, passando pelo balcão e pelos petiscos até à simpatia de bem receber: conversinha amena nos dias, em momentos que o cliente não quer só comprar – quer desabafar para o ar e para quem apanhar a filinha de palavras que quiseram, mesmo ali, sair para depois voltarem a entrar e desaguar em outro lugar. É assim na Mercearia das Flores, entre prosa e poesia, em plena Baixa do Porto.
Mercearia das Flores
No Porto, o espaço recria o conceito da mercearia antiga com produtos nacionais e gulosamente bons: é o mel do Alvão, o bolo de mel da Madeira, o bolo de figo e as estrelas de figo algarvias, as ameixas de Elvas, os chocolates da Beatriz, as bolachas da Fábrica Diogo, os digestivos da Padaria Santo António, as conservas da Pinhais, os licores e marmeladas da Casa de Encosturas, os chás dos Açores (Gorreana e Porto Formoso), os chás da Ervas da Zoé, além das compotas diversas de várias regiões, os queijos, os enchidos e o pão do Alentejo, de Mirandela, de Bragança e, pois claro que não podia faltar, a Broa de Avintes.
Na garrafeira, uma vasta gama de vinhos de várias regiões mesmo ali a pedirem para serem degustados também à antiga. E o azeite, ai o azeite!, uma produção única que quer dar-se a provar.
Fazer um encontro de regiões e promover os pequenos produtores é a máxima das duas mercearias que fazem questão de inclui uma ementa de petiscos para o cliente não ter mesmo hipótese de lá sair insatisfeito.
Os petiscos servem para consumar o tal encontro de regiões e a promoção dos pequenos produtores nacionais: dar a provar as várias combinações das iguarias frescas da mercearia velha de tradição e nova, sempre nova, de paladar.
O que pode petiscar?
Na Mercearia das Flores, além de refrescar memórias e de encantar os sentidos, pode petiscar, agora pare mesmo aí onde está para começar a imaginar e a fazer crescer água na boca, bacalhau com azeitonas biológicas e ervinhas frescas regado a azeitinho do bom, ou sardinha em broa de milho de Avintes acompanhada com tomate mini e alface – será até caso para dizerem, em tom de riso, bem à moda do Porto, venha cá provar chéri, chérie.
Não somos restaurante, somos uma mercearia que prepara pequenos pratos com produtos da loja – dizem as merceeiras felizes que arriscaram uma nova vida (devolvendo também à cidade uma vida nova tanto para quem passa apressado como para quem lá decide parar) na velha Mercearia das Flores.
Ao mesmo tempo, a Mercearia das Flores possui uma espécie de missão que não passa despercebida aos clientes mais atentos: divulgar os produtos portugueses, tudo feito em Portugal e para Portugueses, mais para quem de fora os quiser comprar, genuínos e únicos.
Vá até lá:
Mercearia das Flores R. das Flores, 110, Porto Telefone: 22 208 3232 Segunda a Sábado, das 9h às 19h
Comentar