Conceber uma montra envolve uma data de recursos materiais mas, igualmente, recursos intangíveis como a criatividade. Este tipo de trabalho deverá ser realizado pelo merchandiser, ou vitrinista, um profissional com formação e sensibilidade específicas para seduzir o cliente e fazê-lo – senão comprar – entrar na sua loja.
Como conceber uma montra?
Que recursos estão disponíveis? O que é necessário adquirir? Que ambiente explorar? Estas são as questões básicas a que um merchandiser responde quando começa a pensar no desenho da montra da loja.
As paredes
Conceber uma montra implica pensar nas paredes como excelentes suportes de representações visuais. Querê-las lisas é imperativo. E Porquê? Para poderem ser pintadas ou furadas além de decoradas.
A importância do pavimento
A loja deve optar por colocar na montra um material resistente mas de fácil manuseamento (PVC). Desta forma poderá ser removível e trocado. Sabia que com um pavimento diferente muda tudo? Obviamente que existem pavimentos fixos, o que é uma má escolha, com os quais também é possível, porém bastante limitativos, trabalhar.
Os tectos falsos
Excelentes amigos do vitrinista, são óptimos para pendurar os acessórios ou até mesmo os manequins. São sempre muito práticos por disfarçarem, ao conceber a montra, as luzes e todos os elementos que estão a prejudicar uma boa imagem final da montra e da loja.
Onde é que pensa que vai colocar a porta de segurança? Sim, a que dá entrada para a montra e impede o acesso dos clientes? Nem pense colocá-la senão na lateral, quase invisível à perspectiva frontal do lado de fora da montra!
O uso inteligente da luz
Elemento importantíssimo, para conceber uma montra, é a iluminação:
- Os focos realçam os artigos e os manequins;
- Os reflectores iluminam o resto do cenário;
- A potência e capacidade de cada lâmpada estão ligadas ao tipo de efeitos de luz que o merchandiser queira dar à montra.
Quer, por exemplo, iluminar aquela jóia especial? Se colocar um foco de luz com alta potência o que vai acontecer é deixá-la perdida porque o realce será dado, pela luz, ao ambiente envolvente. E não era mesmo a jóia que queria destacar?
O conceito criativo
O merchandiser, ao conceber uma montra da sua loja, está a pensar com criatividade no apoio e na promoção do produto ou do serviço que quer vender – daí que terá de haver um elo condutor de harmonia e equilíbrio entre o tema, o produto ou serviço e o próprio ambiente da loja.
O merchandiser, ou vitrinista, é um narrador de histórias!
Comentar